periodontia

Periodontia

A doença periodontal, que atinge as gengivas, o osso onde está inserido o dente e suas demais estruturas de suporte, é a principal causa de perda dental em pacientes com mais de 30 anos. Acredita-se que 80% da população têm alguma forma de doença periodontal.
Sua principal causa é a inflamação causada pela placa bacteriana em associação ao tártaro (placa bacteriana ou bio-filme dental calcificado), que destrói o suporte do dente. Por isso, em geral, os pacientes relatam que sentem que os dentes estão amolecendo ou se movimentando. Esse sintomas, se não tratados, podem levar a perda dos dentes em longo prazo.

O tratamento envolve a remoção do tártaro e o controle do biofilme oral de forma sistemática, podendo ser necessária a complementação. Como a progressão da doença é lenta e indolor, o diagnóstico precoce é dificultado. Quanto mais cedo diagnosticada, menor a chance de sequelas permanentes, o que revela a importância de visitas frequentes ao dentista.

Preste atenção aos sinais de alerta de sua gengiva, pois eles podem indicar futuros problemas periodontais: tártaro, sangramento, inchaço, gengivas vermelhas, mau-hálito, retração ou inchaço, dentes com mobilidade, dentre outros, devem ser cuidadosamente observados.

Pacientes grávidas, diabéticos, epilépticos, sob tratamentos quimioterápicos, sob tratamento de cardiopatias, sob medicação anticoncepcional e anti-depressiva e fumantes apresentam maiores chances de desenvolver a doença periodontal.

Fumar é considerado um fator de risco para a doença periodontal, pois a nicotina do cigarro reduz o suprimento sanguíneo dos tecidos que circundam os dentes. Além disso, o calor excessivo e as toxinas liberadas durante o ato de fumar afetam negativamente a composição bacteriana da boca e a resposta imunológica contra as bactérias que causam a doença periodontal. Dessa forma, fumantes são muito mais propensos a perder os dentes por doença periodontal do que os não-fumantes. Fumar, portanto, reduz significativamente  a eficácia do tratamento periodontal,  independente das condições de boa higiene oral. Esse quadro pode ser reversível se você parar de fumar.

Voce está preparado para parar de fumar?

Clique nos links abaixo para mais informações:
Instituto Marat
• ManitobaQuits.ca