ENDODONTIA

Endodontia

A endodontia, especialidade responsável pelo tratamento de canal, diagnostica, previne e trata problemas que ocorrem dentro da estrutura dental, na polpa do dente. A polpa é formada por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, que são muito importantes para o desenvolvimento dos dentes e para a manutenção de sua saúde. As alterações na polpa dental em geral são responsáveis por quadros dolorosos, sendo a principal vantagem do tratamento a eliminação total da dor e do foco de infecção intracanal.

Vantagem do tratamento endodôntico

Eliminação total da dor de dente e do foco de infecção intracanal.

Passo 1
O endodontista irá examinar o dente e as radiografias antes de proceder a anestesia. Coloca-se um dique de borracha para proteger e isolar o canal do contato com a saliva.

Passo 2
O canal será descontaminado por meio de instrumentos bem pequenos (limas) e soluções antissépticas.

Passo 3
Logo a seguir, o canal será preenchido com um material plástico (gutapercha), assegurando assim que o canal esteja completamente selado. Coloca-se então um curativo provisório, que será removido pelo dentista quando o dente for restaurado.

Passo 4
Depois do atendimento com o endodontista, você deve retornar ao dentista para completar o tratamento com a restauração desse dente tratado.

Passo 5
Se o dente estiver muito fraco para suportar uma obturação, é possível que seja necessária a colocação de um pino intra-canal, para melhor retenção da restauração a ser colocada.

Tempo do tratamento
Normalmente requer 1 ou 2 sessões, dependendo do número de raízes e da severidade da lesão.