banner-ok

A Odontologia Estética ajuda você a ficar mais bonito e muito mais jovem. Durante o tratamento das patologias dentais e suas estruturas, a preocupação com a estética é um dos principais fatores a serem considerados, no sentido de melhorar a aparência externa de um dente, um sorriso e a estrutura facial como um todo.

Por conhecermos profundamente o assunto, propomos um tratamento estético global, que busca harmonizar não somente os dentes, mas também a gengiva, parte importantíssima na formação do sorriso.

A Clínica Zegaib desenvolve técnicas eficazes na conquista de um sorriso harmônico e natural.

Conheça algumas soluções nessa área:

Estética dental

periodontia

A faceta é um finíssimo recobrimento para os dentes (0,6 a 1,5 mm), que pode ser confeccionado em vários tipos de cerâmica ou de resina. O desgaste dental é mínimo, removendo-se a menor quantidade de esmalte possível, com resultados muito naturais e duradouros. Pode ser indicado para quem busca adequar pequenas discrepâncias de alinhamento, redesenhar a forma ou fechar pequenos espaços entre os dentes. Assim, além de dispensar o uso corretivo de aparelhos ortodônticos, conquista-se um sorriso belo e jovial, que se mantém inalterado por muito tempo.

As facetas são resistentes?
Os processos e materiais de confecção empregados hoje, bem como a evolução dos métodos de colagem, tornaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável.

Precisarei realizar controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

Enquanto a faceta é feita, os dentes ficam desprotegidos?
Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.

Lentes de contato
As lentes de contato dentais são facetas ou lâminas de cerâmicas muito delgadas coladas no esmalte dental quando se tem como intuito modificar ou devolver as suas formas originais. Podem ser confeccionadas com mínimo desgaste das estruturas dentais e ás vezes sem nenhum desgaste dos dentes. Caso queira saber mais sobre este procedimento ultraconservador agende uma avaliação com nossa especialista em Estética dental.

Fragmentos dentais
São frações ou pedaços de cerâmica que reconstroem parte do dente perdido. Complementam um tratamento estético com rapidez e segurança.

Tratamento indicado para corrigir parcial ou totalmente alguns pequenos problemas estéticos, como: dentes mal posicionados, apinhamento dental, dentes extruídos e outros. Essa técnica altera a forma dos dentes em busca de harmonia e é realizada no próprio consultório de forma rápida e indolor, através do recontorno do esmalte dental , associado às resinas compostas que mimetizam os dentes.

A Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e o Conselho Regional de Odontologia preconizam o uso do clareamento profissional ou caseiro supervisionado pelo dentista, cujo controle promove uma maior uniformidade na cor obtida e um resultado mais duradouro, evitando os efeitos nocivos do seu uso indiscriminado.

A alimentação e os maus hábitos podem pigmentar os dentes, tornando-os mais escuros e apagando o brilho do sorriso. As técnicas de clareamento dental visam eliminar esses pigmentos dos dentes, tornando-os radiantes.

O tratamento pode ser realizado no consultório odontológico ou em casa, sob a orientação do cirurgião-dentista. Somente um profissional pode indicar a técnica mais adequada para se alcançar os melhores resultados com segurança.

Quais os tipos de clareamento para os dentes?
Podemos classificá-los em clareamento profissional e clareamento caseiro. A diferença é a concentração do gel utilizado e o tempo de tratamento. No consultório, o gel é mais concentrado e pode-se utilizar o laser, ou não, com duração de 30 a 50 minutos de tratamento e número de sessões a ser avaliado. O tratamento caseiro dura de 7 a 10 dias, usando-se moldeiras com gel durante o dia ou dormindo com o produto clareador a noite.

O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim, mas não como antes. Após 1 a 2 anos, pode ser necessário um reforço do clareamento.

O uso de clareadores caseiros de modo indiscriminado, fitas adesivas e pastas clareadoras abrasivas podem ocasionar danos no esmalte, extrema sensibilidade dentinária, alergias, problemas gastrointestinais , manchamentos, agressão na gengiva e aumentar o risco de aparecimento de células cancerígenas na boca e trato orofaríngeo, devido à presença de concentrações elevadas de peróxido de hidrogênio (que é o produto utilizado nos kits de clareamento).

Estética gengival

estica-rosa

Para ser considerada estética, a gengiva deve possuir algumas características como coloração rosa-pálida, contornos regulares, aspecto de saúde, dentre outros. Quando o assunto é harmonia do sorriso, a gengiva é tão importante quanto os dentes; por isso, foram desenvolvidas as técnicas de plástica gengival, indicadas para casos como a correção do sorriso gengival (quando o paciente mostra em demasia a gengiva ao sorrir), a remoção da gengiva em excesso que cobre parcialmente os dentes, no caso de gengivas com manchas escuras que incomodam o paciente (manchas melânicas) e para demais alterações gengivais desarmônicas.

O laser de alta potência de diodo que utilizamos nesses procedimentos possibilita uma cirurgia praticamente sem sangramento e que sela as ramificações nervosas, propiciando um pós-operatório muito mais confortável e uma cicatrização mais rápida e indolor.

Imagine agora a situação inversa, na qual as raízes dos dentes estão expostas e necessitam ser recobertas. Nestes casos, realizamos cirurgias corretivas, no intuito de reconstruir esse tecido gengival perdido.
Técnicas modernas tornam as cirurgias minimamente invasivas , com resultados satisfatórios em longo prazo.
Haverá a necessidade de uma manutenção, que será feita em 2 ou 3 noites.